Diário do Alentejo

António Zambujo lança ‘single’ de novo disco

22 de fevereiro 2021 - 10:40

Já disponível em todas as plataformas digitais e na página de Internet do cantor nascido em Beja, “Lote B” é o primeiro single de “António Zambujo Voz e Violão”, o novo e nono álbum de António Zambujo, oitavo de originais, que tem edição prevista para 23 de abril e pode ser adquirido numa pré-venda exclusiva da FNAC.

 

O reencontro com António Zambujo, um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo, faz-se ao som de “Lote B”, em que “só com uma voz e uma guitarra eu fiz parar a rua inteira, vim tocar p’ra ti, uma canção que te escrevi, quando alguém me diz, o teu amor não mora aqui”, dando o mote ao disco mais intimista da sua discografia. Com letra de Pedro da Silva Martins, que é coautor da música com Luís José Martins, o vídeo conta com a animação e realização de Pedro Serrazina.

 

Em “António Zambujo Voz e Violão”, o músico inspira-se no nome de um dos discos da sua (e da nossa) vida, “João Voz e Violão”, álbum de João Gilberto editado em 1999, e volta, nada acidentalmente, ao essencial. Como escreveu o jornalista Luís Osório: “Um dia, num qualquer futuro mais ou menos distante, dir-se-á que este disco é um dos mais importantes da carreira de António Zambujo. Não por se julgarem menores alguns dos álbuns que o antecederam e ainda menos pela qualidade de todas as canções que ainda não compôs ou deu voz. Simplesmente porque ‘Voz e Violão’ será sempre associado a um tempo que nos provou o quanto somos frágeis e o quanto precisamos de nos repensar numa urgência do que é essencial”.

 

Recorde-se que António Zambujo tinha agendado, para final de fevereiro, um conjunto de cinco concertos no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, cancelados devido à pandemia de covid-19. Prossegue, entretanto, a venda de bilhetes para os concertos de dias 1, 2 e 3 de abril, quando subir ao palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém com o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

Comentários