Diário do Alentejo

“Apatia” e "Plástikus" hoje e amanhã no “Cenas de Novembro”

12 de novembro 2020 - 15:30

Organizado pela Baal-17, o “Cenas de Novembro” prossegue este fim de semana. Hoje, dia 13, às 21:30 horas, no Cineteatro Municipal de Serpa, sobe ao palco “Apatia”, peça com texto e encenação de Mariana Fonseca.

 

Ainda em fase embrionária, “Apatia” foi em 2019 um dos projetos finalistas da bolsa Amélia Rey Colaço, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II. Um comboio, em andamento, com cinco pessoas dentro, fica sem travões. Existem dois desfechos possíveis para esta viagem e estão ambos nas tuas mãos – Matar ou deixar morrer? O espetáculo, com uma forte componente física, protagonizado pelos atores Daniel Viana e Sandra Pereira, inclui ainda um coro composto por 5 atores inspirado pela obra “Os Velhos Também Querem Viver”, de Gonçalo M. Tavares.

 

O trabalho, que, em certa medida, poderá colher influência do que o teórico alemão Hans-Thies Lehmann designa como “teatro radiofónico”, reitera a estética que a jovem criadora tem vindo a explorar desde “112 – O Jantar Está Mesmo Quase”, um projeto que mereceu a atenção de diversos agentes culturais e onde se apresentava uma reflexão sobre a precariedade com que os jovens atores recém-licenciados se deparam após terminarem os seus estudos.

 

Amanhã, dia 14, a partir das 16:00 horas, realiza-se uma oficina de construção de marionetas "Do plástico faço boneco", promovida pela Krisálida, e na qual as crianças são desafiadas a transformarem lixo plástico nas personagens do universo do espetáculo "Plástikus".

 

Através de técnicas de reciclagem de plástico, a oficina, que vai ter "0 por cento de desperdício" e ser limitada a 10 participantes, visa levar crianças a explorar as potencialidades expressivas e incentivar a reutilização e a reciclagem daquele material.

 

No dia seguinte, pela mesma hora, as marionetas irão “ganhar vida”, num espetáculo encenado por Clara Ribeiro, com interpretações de Carla Magalhães, Joana Vilar e Nuno J. Loureiro.

 

É a história de Ondina que vive junto às ondas do mar, onde elas rebentam e enchem de espuma a praia. Durante muitos e muitos anos, apenas a espuma banhava a areia da praia. E era aí que Ondina brincava com os seixos e com a espuma do mar. Mas novos objetos com sons, cores e formas extraordinárias surgiram na sua vida e Ondina gostava de brincar com eles. Pareciam uma nova espécie muito amigável e tão prestável que, devagarinho, se foram entranhando na sua vida.

 

Quanto mais se entranhavam, mais ela precisava deles e sem dar por isso, o “Plastikus” tornou-se indispensável. E, assim cresceu, cresceu, cresceu na sua vida e Ondina rapidamente descobriu que ele estava por todo o lado! Por todo o lado mesmo!

 

A Baal17 recorda que o "Cenas de Novembro" realiza-se de acordo com as regras recomendadas pela Direção-Geral da Saúde devido à pandemia de covid-19 e a reserva e a compra antecipada de bilhetes deverão ser preferencialmente feitas até 24 horas antes da apresentação de cada espetáculo.

 

A porta do Cineteatro Municipal de Serpa abrirá 30 minutos antes do início de cada espetáculo para garantir a entrada faseada de público e todos os espetadores terão de usar obrigatoriamente máscara, higienizar as mãos, adotar as regras de etiqueta respiratória e manter distanciamento social.

Comentários