Diário do Alentejo

No futebol de rua “Todos Contam”

09 de junho 2022 - 16:25

O Torneio Distrital de Futebol de Rua, realiza-se nesta sexta-feira, 10 de junho, no Campo Carolina Almodôvar Fernandes, no Penedo Gordo, com promoção da Associação Pax-Jovem, sob tutela da Associação Cais.

 

TEXTO: FIRMINO PAIXÃO

 

A competição terá início às 9:00 horas e a final está prevista para as 21:15 horas. Ao longo do dia, competirão seis equipas femininas e 16 masculinas. Pedro Vieira, membro da organização recordou que “nesta fase distrital serão selecionados os jogadores que irão representar o distrito de Beja no Torneio Nacional de Futebol de Rua que irá decorrer, em setembro, na cidade de Viseu”.

Nesta edição, adiantou, “reduzimos o número de equipas, relativamente ao ano passado, por uma questão de logística, se calhar, com mais equipas haveria a possibilidade de fazermos uma observação mais ampla, mais diversificada, mas esta opção de reduzirmos, também traz mais qualidade ao torneio, porque os jogadores vão agrupar-se mais, ou seja em vez de termos equipas com quatro ou cinco jogadores, teremos, certamente, equipas mais completas. E acredito que teremos boas surpresas e bons momentos competitivos, até porque contaremos com jogadores que já estiveram em grande plano nos mundiais da modalidade”.

Pedro Vieira lembrou que “a adesão ao Futebol de Rua, ano após ano, tem sido cada vez maior e, felizmente tem chegado a mais concelhos do nosso distrito. Temos um território muito extenso, as distâncias, por vezes, são enormes, o que dificulta um bocadinho as deslocações e nós ainda não possuímos uma logística que nos permita fornecer transportes para as pessoas que queiram participar no torneio mas, ainda assim, continuamos com uma boa cobertura geográfica”.

Na essência do jogo sobressai o lema ‘Todos Contam’ recordou o elemento da organização, garantindo que “o futebol de rua é, será sempre, um projeto de inclusão social, mas não podemos negar a participação a outras pessoas que já estejam perfeitamente inseridas e tenham a vida perfeitamente estruturada. “Todos Contam” é o lema do promotor nacional, a Associação Cais, mas depois também promovemos a igualdade de género e temos o orgulho de, cada vez mais, podermos contar com um elevado número de equipas femininas”.

Por outro lado, assegurou Pedro Vieira, “conseguimos que as pessoas que têm menos oportunidades possam conviver com outras que já ultrapassaram ou nunca sentiram essas dificuldades de inserção, e fazemo-lo através dos workshops que anualmente se realizam, neste caso acontecerá nesta quinta-feira, pelas 18:00 horas, onde se partilham as diferentes vivências, que é muito o objetivo do futebol de rua, abrir essas oportunidades às pessoas menos favorecidas”, concluiu.

Comentários