Diário do Alentejo

“Torneio Vila dos Gamas” conquistado por Évora

03 de junho 2022 - 12:00
O “Torneio Vila dos Gamas” foi organizado pela Associação de Futebol de Beja, com o apoio do município de Vidigueira.
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A Associação de Futebol de Évora venceu o “Torneio Interassociações Vila dos Gamas”, competição que reuniu, no Estádio Municipal de Vidigueira, as seleções do escalão de iniciados das associações regionais do Algarve, Beja, Évora e Portalegre.

 

Texto Firmino Paixão

 

Os eborenses começaram por derrotar a sua congénere bejense, em grandes penalidades, no desempate da eliminatória (1-1 no final do tempo regulamentar) e chegaram à final com o Algarve, que entretanto tinha vencido a equipa de Portalegre por 2-1. A seleção de Évora, na final, acabou por bater o Algarve por 4-0.

 

Vítor Rodrigues, coordenador técnico da Associação de Futebol de Beja (AF Beja), revelou que este, o primeiro torneio pós-pandemia, “foi um momento muito difícil para nós, porque foi o primeiro momento competitivo que estes jovens tiveram. Um torneio que lhes gerou muito nervosismo e muita ansiedade”. Mas que, consequentemente, “também os fez crescer e esse é o nosso objetivo, procurar que eles se adaptem a um futebol numa dimensão superior ao que têm nos clubes, e isso permite-nos criar estratégias e avaliar o que aqui aconteceu, porque o objetivo final é a participação Lopes da Silva”.

 

Quanto aos objetivos, adianta que “as metas passavam por um conhecimento mútuo entre todos eles, perceber que a dimensão de jogarem no distrito de Beja é completamente diferente de jogarem contra miúdos de outras terras e, fundamentalmente, abrir-lhes mais os horizontes no panorama futebolístico e no plano social”. Para a AF de Beja este tipo de torneios “é importante” para os jovens porque “nós aqui pensamos que somos os melhores da nossa rua, mas eles terão que entender que têm capacidade para jogar não só na sua rua, na sua terra, mas também pelo país, com realidades diferentes daquelas a que estão habituados”.

 

Vítor Rodrigues, acredita ainda que “estes jovens saíram daqui mais fortes do que aqui chegaram e essa será sempre a nossa função, tornar estes atletas, que representarão o nosso distrito, cada vez mais capazes e cada vez mais fortes, para que nós nos possamos sentir mais orgulhosos”.

 

Por fim, relativamente às escolhas para a composição desta seleção, o técnico sublinhou que “este torneio serviu para avaliar o trabalho que fizemos até agora e o conjunto [de jogadores]” e que as conclusões tiradas servirão para percebermos “se manteremos este grupo ou se entrarão outros, porque este processo é dinâmico”.

 

A próxima etapa de formação, referiu, será o ‘Torneio Amizade’, em Arronches, com as seleções Sub/13 e Sub/14, organizado pela Associação de Futebol de Portalegre, com a presença das associações de Algarve, Beja, Portalegre e Viseu “será mais uma etapa de crescimento, no percurso para esse grande desafio que é a organização do Torneio Lopes da Silva”, competição que, como se sabe, decorrerá nos distritos de Beja e Évora.

Comentários