Diário do Alentejo

O Centro de Cultura Popular de Serpa ficou mais perto da manutenção

22 de abril 2022 - 15:20
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Um triunfo muito sofrido, mas inteiramente justo, sobre a equipa do Almada, deixou a formação do Centro de Cultura Popular de Serpa mais perto da manutenção no campeonato nacional da segunda divisão, em andebol, meta que parece ter ficado à distância de mais duas vitórias.

 

 Texto Firmino Paixão

 

O Serpa recolheu para intervalo com uma vantagem de sete golos (17-10) mas, no segundo período permitiu a recuperação do Almada, que chegou mesmo a igualar a partida. A ponta final foi verdadeiramente espetacular, emotiva mesmo, e terminou com o triunfo dos alentejanos por 28-26. O Almada permaneceu no terceiro posto da tabela, mas os alentejanos ascenderam ao sétimo lugar, à condição, porquanto esta jornada ainda está por concluir.

 

O Lagoa (quinto classificado) e o Alto Moinho (atual líder) serão os próximos adversários da equipa treinada por Manuel Ramos, técnico que não escondeu o orgulho na excelente prestação da sua equipa. “Foi uma partida com muita emoção, ao intervalo, a ganharmos por sete golos de diferença, parecia que o jogo estava controlado, mas já esperávamos uma reação muito forte desta equipa do Almada”. E justificou: “Estamos na segunda divisão e estas equipas que nos visitam são fortes e estão todas muito bem preparadas portanto, foi importante pontuar em nossa casa e na presença deste nosso público, que é fantástico e que, como nós, teve que sofrer até ao fim. Manuel Ramos admitiu que “sabíamos da importância desta vitória, e dos três pontos, para a nossa permanência. Era necessário pontuar, porque jogávamos em casa e tínhamos este público maravilhoso a apoiar-nos”.

 

Contudo, não foi um triunfo fácil, o Almada é uma das equipas de topo deste campeonato. “O Almada foi o terceiro classificado da primeira fase, uma das equipas que estiveram até às últimas jornadas a lutar pela passagem para a poule de subida. É uma equipa mais experiente, muito batida nestas andanças, mas conseguimos fazer um excelente jogo e conquistar os três pontos que era o que mais nos interessava e agora temos que continuar a trabalhar bem até ao final do campeonato”, considerou o treinador.

 

Todas as vitórias são importantes, mas serão mais especiais quando conseguidas contra adversários que não são do ‘mesmo campeonato’, concordou. “Exatamente, estes três pontos conquistados a equipas que, teoricamente são sempre favoritas, acabam por nos dar ainda mais alento, mais entusiasmo, porque são aqueles pontos que nós conseguimos conquistar onde menos se espera. Mas estou em crer que, continuando a trabalhar desta forma, com esta atitude, esta garra, as coisas tornar-se-ão mais fáceis, porque ainda temos muitas vitórias para conquistar este ano”.

 

A equipa regressará amanhã à competição, no recinto do Lagoa. “Sim, o Lagoa tem uma equipa que vem num processo de crescimento desde o início da época”, considerou Manuel Ramos, recordando que “fizemos aqui o primeiro jogo com eles nesta divisão, empatámos em Serpa, na segunda volta perdemos no Algarve, tínhamos alguma baixas na equipa, jogadores que estavam com covid e outros com que não conseguimos contar, mas sentimos que o Lagoa tem vindo a crescer ao longo do campeonato. Esperamos um jogo difícil, mas vamos lá para lutar pelos três pontos”, uma receita semelhante para o jogo seguinte, em casa, frente ao atual líder: “Todos os jogos serão difíceis, serão muito competitivos e de elevada dificuldade, por isso, qualquer vitória que consigamos, e esperamos que sejam muitas, dá-nos mais alento e deixa-nos mais perto do objetivo final, que é a permanência nesta segunda divisão”.

 

Avaliando o percurso da equipa durante a primeira fase, o treinador considerou que “se formos ver aquilo que podíamos ter feito em todos os jogos, identificamos dois empates em casa em jogos em que, se calhar, podíamos ter conseguido duas vitórias, até porque estivemos sempre na frente do marcador até final dos jogos e depois é que consentimos o empate”. Contudo, sublinhou: “Fizemos jogos muito bons mesmo aqui em casa, com o Sassoeiros que foi o primeiro classificado, com quem perdemos por dois golos de diferença e, em termos de objetivos, se calhar, poderíamos ter ido mais além, ou seja, ter ficado um pouco mais acima na tabela, mas conseguimos ganhar vantagem sobre as duas equipas que estão atrás de nós, que são o Vela de Tavira e o Évora, conseguimos terminar com os mesmos pontos do 1º de Dezembro e relativamente próximo do Camões, agora é assim, nesta fase é importante conseguirmos vitórias, como foi o caso de hoje com o Almada, com outras equipas que à partida não contaríamos fazê-lo e isso tornará as coisas mais fáceis, contudo penso que, com mais duas vitórias, conseguiremos assegurar a permanência”.

 

Quanto ao plantel, nada de reforços, lembrou: “Não, pelo contrário, perdemos alguns jogadores, mas conseguimos manter a espinha dorsal da equipa. Não temos também uma base de recrutamento tão alargada como, se calhar, outras equipas têm, mas conseguimos manter um núcleo com qualidade e isso é o principal”, concluiu.

 

Comentários