Diário do Alentejo

‘Docapesca Ocean Sessions’ entusiasma comunidade educativa

28 de fevereiro 2022 - 10:00
Foto | Pedro MestreFoto | Pedro Mestre

A ‘Docapesca’, em parceria com o Desporto Escolar e com a especial colaboração do surfista Tiago Pires, tem vindo a promover o projeto ‘Docapesca Ocean Sessions’, entusiasmando a comunidade educativa.

 

Texto Firmino Paixão

 

O ‘Docapesca Ocean Sessions’ é um evento itinerante, que envolve alguns dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFD), onde existe a prática do ‘Surf ’, designadamente em Vila Praia de Âncora, Peniche, Sines e Lagos. A etapa de Sines decorreu no final de janeiro.

 

A iniciativa insere-se num projeto que visa consciencializar os jovens em idade escolar para as temáticas da sustentabilidade dos recursos, da importância do consumo de pescado, para uma alimentação saudável, para a necessidade de manterem um estilo de vida ativo e promotor de saúde e, ainda, alertar para a problemática do lixo marinho. Para além destes objetivos, serão dinamizadas aulas práticas de surf, no âmbito das atividades regulares dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar. Ao longo destas sessões têm sido entregues equipamentos para a prática de surf: 80 licras, 80 fatos, 80 leashes e 80 pranchas, e serão promovidas ações efetivas de reutilização de lixos marinhos e sensibilização para o respeito pelos oceanos.

 

A ‘Docapesca’ realizará ainda uma ação de promoção e valorização do pescado transacionado nas lotas do continente português, a qual integra, para além da vertente promocional, diversas ações de âmbito pedagógico que a empresa tem vindo a desenvolver, como por exemplo, as ações em escolas no âmbito da ‘Campanha do Carapau’, as visitas às lotas, as palestras sobre o circuito do pescado ou outras iniciativas.

 

“Com estas ações, a ‘Docapesca’ procurou transmitir uma mensagem assente nos três pilares da sustentabilidade que trazem mais-valias para o setor da pesca, pela valorização de espécies de pescado sustentável junto dos jovens e, simultaneamente contribuir para o crescimento da prática desportiva e das modalidades ligadas ao mar”, refere Isabel Ferreira, vogal do conselho de administração da Docapesca.

 

Rui Carvalho, coordenador nacional do Desporto Escolar, afirma que “esta parceria com a ‘Docapesca’ e com o Tiago Pires é um momento muito importante para o Desporto Escolar, não só pela vertente desportiva através da promoção do surf e das atividades náuticas, mas também pela mensagem sobre a literacia dos oceanos, da limpeza das praias, da importância da reciclagem e, por último, esta vertente de divulgação de boas práticas alimentares, promovendo o pescado da nossa costa e que, muito bem, a ‘Docapesca’ tem apresentado junto dos estudantes nestas ‘Ocean Sessions’.Esta é uma iniciativa que tem tido uma recetividade muito positiva e a que esperamos seja possível dar continuidade”, completa o dirigente nacional do Desporto Escolar.

 

A presença do Tiago Pires, o nome mais mediático da história do surf nacional e o primeiro surfista português a integrar o ‘World Tour’, visa potenciar o valor dos objetivos propostos e desenvolver uma relação de empatia e de identidade em torno do projeto. Tiago Pires é um atleta de referência nacional e internacional que pela sua prestação desportiva de excelência, se assume como um exemplo promotor de estilos de vida saudável e de valorização dos oceanos.

 

Na sessão realizada no Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar de Sines, estiveram presentes o coordenador nacional do Desporto Escolar, os coordenadores local e regional do Desporto Escolar, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, José Manuel Arsénio, vereador responsável pelas áreas da educação e do desporto, bem como outros representantes daquele município.

 

Recorde-se que o Programa Estratégico para o Desporto Escolar para o quadriénio 2021/2025, aprovado em julho do último ano pela Direção Geral de Educação, e prefaciado pelo então ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, dedica um dos seus seis eixos programáticos ao envolvimento das, e nas, comunidades, especificando a existência de, por um lado, “uma visão da escola como parte integrante da sua comunidade local, que promove o bem-estar e estilos de vida ativos e saudáveis, quer para os alunos e restante comunidade escolar, mas também para a comunidade em geral” e, paralelamente, a visão de que “continuará a ser enfatizada a relevância de desenvolver as atividades do Desporto Escolar junto da comunidade “através de um trabalho conjunto “que permita melhorar a oferta desportiva, trabalhando em conjunto com as autarquias ou com clubes locais”, ou seja, a ideia mestra de que “o Desporto Escolar deve estar assente numa política de complementaridade com o subsetor federado e com o poder autárquico” nos meios em que coexistam com as comunidades educativas.

Comentários