Diário do Alentejo

Autarcas de Évora exigem suspensão dos distritais de futebol

07 de janeiro 2021 - 17:10

Sete presidentes de câmaras municipais exigiram a suspensão urgente dos campeonatos distritais organizados pela Associação de Futebol de Évora (AFE), durante este mês, devido à "escalada sem precedentes" de casos do novo coronavírus na região. A exigência consta de uma carta subscrita pelos autarcas de Alandroal, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo e enviada por correio eletrónico à AFE.

 

Confirmando a receção da carta, o presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira, indicou que vai reunir esta tarde a sua direção para tomar uma decisão sobre o assunto, adiantando que "o mais provável" é que os clubes filiados na AFE sejam convocados para uma reunião onde será discutida e votada a suspensão dos campeonatos distritais.

 

Na carta, os sete autarcas assinalam que se verifica no distrito de Évora "uma escalada sem precedentes do número de casos de covid-19", e alertam que, devido ao Natal e ano novo, "é expectável" que a situação continue durante este mês. "A maioria dos concelhos do distrito já apresentam um grau de risco entre o elevado e o extremamente elevado", realçam, considerando que "as medidas adotadas pelos municípios só serão eficientes se obtiverem uma transversalidade total nas comunidades".

 

Segundo os subscritores do documento, existem "vários atletas, treinadores, dirigentes e respetivas famílias com casos de covid-19", pelo que "não está criado um clima de segurança" que permita manter as competições desportivas. "Foram contactados os clubes desportivos das nossas áreas territoriais" para se pronunciarem sobre o assunto e os mesmos mostraram-se "favoráveis" à suspensão temporária dos campeonatos, acrescentam.

 

Os sete autarcas pediram um parecer ao delegado de Saúde Pública distrital, no qual o responsável considera que "as movimentações de grupos de atletas e de público, os contactos daí resultantes e os associados à prática da modalidade constituem fator de risco que é conveniente evitar".

Comentários