Diário do Alentejo

“Nutrição e Desporto” em debate na vila de Alvito

16 de outubro 2020 - 16:45

Texto Firmino Paixão

 

A Associação Nacional de Treinadores de Judo realiza, no próximo sábado, no Centro Cultural Raul de Carvalho, na vila de Alvito, uma acção de formação sobre “Nutrição no Desporto”, orientada pela formadora Cláudia Minderico. Os conteúdos formativos incidem sobre os “requisitos energéticos e nutricionais, a dieta de treino e de competição, a hidratação e fluídos no atleta e os suplementos dietéticos e potenciadores ergo génicos.

 

Os objectivos ancorados a esta formação passam por “desenvolver conhecimentos gerais sobre nutrição; tomar consciência das particularidades da alimentação do desportista; conhecer as necessidades nutricionais específicas dos vários tipos de desporto em função das suas características, assim como do tipo de treino/competição”, visando promover a afirmação de que “uma correta alimentação concorre para a obtenção de bons desempenhos desportivos”.

 

Por este motivo, conclui-se “o processo de treino desportivo fica incompleto se o desportista não cumprir as regras de uma correta alimentação”. A formação decorrerá entre as 10:30 e as 18:00 horas, contando com o apoio do município de Alvito, juntas de freguesia de Vila Nova de Baronia e Alvito, Associação de Judo do Distrito de Beja e Judo Clube de Beja.

 

Quem é Cláudia Minderico? “ Licenciada em Educação Física e Desporto; Licenciada em Ciências da Nutrição; Mestre em Nutrição Clínica; Doutorada em Condição Física e Saúde na especialidade de Composição Corporal; vários diplomas de formação avançada no âmbito da nutrição clínica, nutrição do desporto e composição corporal.

 

Professora auxiliar convidada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Nutricionista Clínica em várias clínicas e hospitais; Coordenadora do serviço de Nutrição do Desporto do Centro de Alto Rendimento entre 2007 e 2011; Formadora em nutrição do desporto em cursos de formação de várias federações desportivas; Apoio nutricional a atletas de várias modalidades desportivas, onde se incluem atletas medalhados em campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos”.

Comentários