Diário do Alentejo

Beja: Organização solidária apoia pessoas e empresas

21 de maio 2020 - 12:55

Instituições e empresas do Alentejo criaram uma organização solidária para apoiar pessoas, microempresas, empresários e setores da região "fortemente afetados" pela crise provocada pela pandemia de covid-19. A OPTA - Organização Pontual no Tempo Atual "surgiu da vontade expressa de entidades e empresas do Alentejo que têm como objetivo constituir um espaço solidário e de partilha" para "apoiar algumas franjas da sociedade fortemente afetadas" pela pandemia, explicou a porta-voz do projeto, Madalena Palma.

 

Pessoas em regime de "lay-off" ou desempregadas devido à covid-19, microempresas que "se viram sem clientes ou que não têm capacidade de pagar ordenados", empresários agrícolas sem trabalhadores ou formas de escoar produtos e os setores do comércio, turismo e cultura do Alentejo afetados pela pandemia são os destinatários do apoio da OPTA, precisou.

 

"Damos apoio àquelas pessoas que nunca necessitaram de ajuda e agora, de um momento para o outro, se vêm numa situação de vulnerabilidade" e "não sabem a quem recorrer", frisou, sublinhado que a OPTA "não é uma organização assistencialista", mas sim "uma plataforma de entreajuda".

 

"Basta as pessoas" que precisam contactarem a OPTA, que, "de forma personalizada, disponibiliza a ajuda necessária", disse, referindo que, "muitas vezes", o apoio é só indicar a medida de apoio do Governo indicada para uma determinada situação.

 

Para prestar apoio, a OPTA criou e lançou hoje uma plataforma colaborativa 'on-line' "inovadora", disponível no site http://opta-alentejo.pt/ e composta por "uma oferta diversificada de mecanismos de apoio, informação e suporte" e que "é a sua principal missão".

 

Segundo Madalena Palma, o "caráter inovador" da plataforma "reside na integração de informação e serviços de apoio ao tecido económico e empresarial mais afetado direta ou indiretamente pela pandemia de covid-19".

 

Através da plataforma, a OPTA possibilita acesso a cabazes alimentares gratuitos, divulga oportunidades de emprego e faz a ponte entre oferta e procura de trabalho e voluntariado, estimula o consumo e oferece espaços para divulgação de produtos e serviços de empresa do Alentejo e de novas formas de os obter e por setores de atividade, disponibiliza informações e ajuda personalizada para acesso às medidas de apoio às empresas e aos trabalhadores lançadas pelo Governo e procura novos aderentes e formas de solidariedade.

 

A plataforma é "muito intuitiva" e permite a quem precisa de ajuda saber onde e como a procurar e a quem quer ser solidário e tem disponibilidade para ajudar saber como o pode fazer, disse.

 

"Estamos a passar por uma fase única, muito complicada e a solidariedade está à flor da pele", disse Madalena Palma, frisando que a OPTA apela "a todas as formas de ajuda", nomeadamente a doações e à adesão de entidades e empresas como parceiros e de voluntários.

 

Através do serviço "OPTA por doar", a organização apela a quem tem para doar excedentes alimentares, para a composição de cabazes alimentares, e outros produtos e bens de primeira necessidade, como equipamentos de proteção, para instituições, ou informáticos, para alunos de famílias carenciadas.

 

A criação da OPTA resultou de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, a Associação ESTAR, o Banco Alimentar Contra a Fome, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, o Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, a empresa GeekCase - Sistemas Informáticos e a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e aos quais já se associaram outros parceiros.

Comentários