Diário do Alentejo

Rosa Honrado: "O Alentejo tem na minha inspiração um papel preponderante"

18 de agosto 2022 - 12:00
Foto | Rafael AntunesFoto | Rafael Antunes

Nasceu no ano de 1949, em Ferreira do Alentejo. Na vila alentejana frequentou a Escola Primária e o Colégio Nuno Álvares Pereira, prosseguindo estudos secundários no Liceu Nacional Diogo de Gouveia, em Beja. O seguimento do percurso académico arranca-a à tranquilidade da planície e derrama-a na agitação lisboeta, onde começou por frequentar a Faculdade de Direito. Uma formação que percebeu não querer concluir e foi do outro lado da Alameda da Universidade que encontrou o porto seguro para dar continuação ao trajeto formativo. Concluiu o curso de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano de 1975. 

 

Formada professora, exerceu a sua profissão durante décadas, à qual juntou vários cargos no contexto educativo, tendo mesmo, em coautoria, publicado manuais escolares de “História e Geografia de Portugal”. Para além da carreira no ensino, acumulou e experimentou também o exercício de atividades associativas, sociais e sindicais, de entre as quais recorda com gosto a sua atuação como vogal na Junta de Freguesia de Santo Condestável, atual Campo de Ourique, onde foi responsável pelo pelouro da cultura ejuventude.

 

No universo das letras, publicou, em 1996, o livro Ponte Vasco da Gama, em coautoria com Francisco Santana, uma edição do Ministério do Equipamento; em 2010 publicou o livro Aos 100 Anos, a História do Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique, fundado em 10 de junho de 1910; e em 2021 publicou Gentes que marcam a Vida da Gente.É membro da direção da Casa do Alentejo e diretora executiva da revista Alentejo.Eis Rosa Honrado Calado na primeira pessoa.

 

Texto Luís Miguel Ricardo

 

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Subscreva a edição online do Diário do Alentejo aqui

Comentários