Diário do Alentejo

Mértola: Feira da Caça promove economia local

22 de outubro 2021 - 09:15

A vila de Mértola recebe, até ao próximo domingo, a 12.ª edição da Feira da Caça, promovida pela câmara municipal para “celebrar e promover o património cinegético do concelho”.

 

Divulgar as “potencialidades turísticas e económicas” deste município alentejano é outro dos objetivos do certame, que vai decorrer, de 22 a 24 de outubro, no pavilhão multiusos da localidade e nalgumas reservas de caça locais.

 

De acordo com o presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé, a Feira da Caça integra a “estratégia de desenvolvimento global” da autarquia para “valorizar a atividade cinegética”, “o mundo rural” e as “características naturais” do concelho.

 

“Não é por acaso que Mértola é reconhecida como a ‘capital nacional da caça’. É fruto de uma estratégia que foi sendo desenvolvida ao longo dos anos” e este evento “dá corpo a isso mesmo”, disse o autarca, acrescentando que este trabalho já se reflete na economia local, onde a atividade cinegética tem um impacto “muito significativo”.

 

“É fácil perceber que existe uma considerável dinâmica económica associada ao evento e à atividade cinegética” em Mértola, reforçou.

 

A 12.ª edição da Feira da Caça de Mértola, que conta com a parceria de diversas instituições, é inaugurada oficialmente pelas 18:00 de sexta-feira e conta no programa com exposições, venda de produtos, colóquios, demonstrações cinegéticas e o V Concurso de Mel do Parque Natural do Vale do Guadiana.

 

Fora do recinto, a feira promove a 11.ª Taça Ibérica de Santo Humberto e o 9.º Campeonato Nacional de Salto “Fernando Pereira”, além de uma montarias de javalis, veados e gamos, uma demonstração de cães de parar e uma largada de perdizes, faisões, pombos e patos.

 

O evento conta ainda com “tasquinhas” de comes e bebes e um programa musical com diversos artistas locais, naquilo que o presidente da câmara municipal, Mário Tomé, considerou ser um “momento intermédio de aproximação” àquilo que é uma feira “normal”.

 

No programa da 12.ª Feira da Caça de Mértola surge igualmente o Fórum Internacional dos Recursos Silvestres, promovido pelo projeto “Alentejo Natural Products”, que integra o programa PROVERE e visa promover a competitividade da fileira dos recursos silvestres do Alentejo.

 

O fórum, agendado para esta sexta-feira, é dedicado ao “desafio da internacionalização”. Ao longo do dia serão abordados temas como as “boas práticas” em projetos inovadores de internacionalização ou as “oportunidades de negócios no mercados internacionais para as PME’s dos recursos silvestres do Alentejo”.

 

No programa do fórum constam também momentos de contacto “informal” entre oradores e participantes, ‘showcookings’ e uma mostra de empresas e produtos dos recursos silvestres do Alentejo.

Comentários