Diário do Alentejo

Museu da Luz mostra projetos sociais e ecológicos

22 de outubro 2021 - 08:00

Seis trabalhos artísticos sobre projetos ecológicos e sociais implementados no país compõem a nova exposição temporária do Museu da Luz, no concelho de Mourão.

 

Intitulada “Sustentar”, a mostra abre ao público no próximo dia 28, às 16:00, indicou a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), proprietária do espaço museológico situado na Aldeia da Luz.

 

Os trabalhos de fotografia e vídeo, que ficam patentes até 12 de dezembro, são da autoria dos artistas Elisa Azevedo, Evgenia Emets, Margarida Reis Pereira, Maria Oliveira, Nuno Barroso e Sam Mountford, adiantou a EDIA.

 

Este conjunto de criações foi desenvolvido pelos seis artistas sobre “seis iniciativas que foram ou estão a ser implementadas no território nacional como resposta aos desafios ecológicos e sociais”.

 

Um dos destaques é o filme de Sam Mountford, intitulado “O Leito do Rio”, que aborda o impacto das alterações climáticas nos montados ibéricos e cujas filmagens decorreram na Herdade da Coitadinha, no Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, propriedade da EDIA.

 

Esta película evidencia “a importância das intervenções culturais, sociais e ecológicas na construção de um ato de resistência essencial à sobrevivência deste património”, assinalou a empresa.

 

Os trabalhos integram o programa “Sustentar”, criado pela Plataforma Ci.CLO, para promover o desenvolvimento de projetos fotográficos e videográficos com perspetivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade.

 

Esta edição do programa “Sustentar” tem a parceria das câmaras municipais de Évora, Figueira da Foz, Loulé, Mértola, Setúbal, além da EDIA e do Museu da Luz, que integra a Rede Portuguesa de Museus (RPM).

Comentários